Futuro
Oi gente, como vocês estão? Resolvi criar essa categoria improvisada. Quando eu tiver vontade de conversar sobre alguma coisa aparecerei por aqui com esse tipo de post.
Quero começar conversando com vocês a respeito das publicações. Eu tinha prometido a mim mesma publicar todos os dias, mas não é fácil. A fase que estou passando no colégio está bem...tensa, cheia de simulados, olimpíadas, trabalhos, atividades, provas, microtestes... Então não posso garantir que postarei todos os dias como eu queria. Inclusive estou aqui, cansada por ter terminado de estudar agora Química para o Simulado (de Ciências da Natureza) mas fazendo esse post mais como uma forma de desculpas.
A verdade é que todas as pessoas chegam a uma fase de transição (se você ainda não chegou, uma hora chegará, pode ter certeza)do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, é quando todos se voltam para você, desde os professores aos amigos dos primos dos seus pais. A cobrança não é pouca e o estudo também não, mas o que podemos fazer? Afinal para tudo tem a primeira vez, e essa seria a primeira vez de encarar a proximidade da tão esperada escolha.
Confesso que ano passado uma faculdade era algo um pouco distante, não parava para pensar muitas vezes qual seria meu objetivo (estudar fora? Estudar E morar fora? Continuar na cidade? Que faculdade cursar?) e hoje percebo que essa realidade está mais perto do que imagino. E de muitas outras pessoas também. Minha vontade seria estudar fora, mas penso na minha família. Minha vontade seria continuar na cidade, mas penso no avanço profissional. Minha vontade seria ter mais tempo.
É difícil ter uma resposta concreta quando as pessoas te perguntam "O que você vai cursar?" me sinto em uma ampulheta, onde o tempo está acabando. É tanto que tenho até muita admiração pelas pessoas que possuem um objetivo tão idealizado e claro. Como quando eu era criança que afirmava que seria uma Pediatra, para cuidar das crianças. Mas hoje já não tenho tanta certeza, até que acho uma coisa boa. Acho que se todas as crianças que possuem uma profissão em mente não mudassem suas ideias, talvez boa parte delas fossem astronautas (okay, parei :P). A verdade é que as crianças escolhem suas possíveis e futuras profissões a partir do convívio em uma sociedade cheia de ideologias e padrões, e na maioria das vezes não sabem as "falsas esperanças" que dão às pessoas sobre o seu futuro. Algo totalmente imprevisível e curioso.
Por isso devemos estar preparados, afinal o futuro nos aguarda.